quinta-feira, 14 de março de 2013

Seção apologética - Pergunta de um amigo: qual a explicação para só existirem Padres e Papas HOMENS?



Foto: http://www.gazetaderondonia.com.br
O ensinamento bíblico é que homens e mulheres são iguais diante de Deus, porém, com papeis e funções diferentes neste mundo. Isto nada tem a ver com discriminação, nem com o machismo histórico. Veja bem: funções bem definidas e diferentes. A Bíblia coloca essas funções da seguinte maneira: foi dado ao homem liderar a terra, ele foi formado e criado com características para poder liderar e carregar responsabilidades, enquanto sua mulher seria a auxiliadora idônea. A mulher não foi criada para ser menos, mas para caminhar do lado do homem e auxiliá-lo em toda  decisão que este deva tomar. Ela deveria ajudá-lo a pensar, a enxergar desde uma perspectiva que este é incapaz de enxergar pela sua própria constituição masculina. Por outro lado, cabe ao homem carregar a responsabilidade de amar sua mulher e protegê-la, ela deveria se sentir segura nele. O homem deveria seguir o exemplo de amor que Cristo tem com sua Igreja, que a conduz com mansidão e amor incondicional.
Segundo a Bíblia, este princípio se aplica em todas as esferas, inclusive na ordem eclesiástica. Portanto, entendo que os líderes da Igreja devam ser homens, mas apoiados e acompanhados pelas mulheres. Neste ponto, eu como evangélico protestante, discordo do Papismo, pois o celibato impede que o líder tenha do seu lado uma auxiliadora idônea. É por isso que na igreja evangélica protestante (de linha conservadora) temos pastores que exercem seu ministério junto a suas esposas, trabalhando juntos na obra de Deus.
Alguns textos para consultar: Gênesis 2.18-25, Efésios 5.22-33, 1 Timóteo 3.1-13, 1 Pedro 3.1-8.
Alguns estudos que podem ajudar a entender melhor os papeis do homem e a mulher sob a perspectiva cristã: (i) Pregação de casamento; (ii) Estudo bíblico sobre o matrimônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário