segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Material de estudo para apoio a casais



Caros irmãos,
Neste último ano tivemos vários amigos que começaram namorar, alguns noivaram e outros tantos recentemente casaram. Alguns nos pediram dicas sobre casamento e material sobre o assunto. A partir disto, pensamos na possibilidade de disponibilizar algum material interessante que tem nos ajudado muito na nossa preparação (para quem não sabe, eu e a Luiza casamos faz apenas um ano e meio).
Então, aqui vão alguns materiais que consideramos muito importantes de serem estudados antes do casamento. Se você já casou, mesmo assim está valendo!

Alguns livros (a dica é seguir a ordem sugerida)
1) “Vida no Espírito - exposição sobre Efésios 5-6” de Martyn Lloyd-Jones, (Editora PES): Este livro é o melhor que eu tenho lido até o momento sobre doutrina do casamento. Ele dá os alicerces para o casamento cristão, baseado em Efésios 5 e 6.
2) “Quando pecadores dizem: Sim” de Dave Harvey (Editora Fiel): Este livro está disponível em eBook no site da Editora Fiel. Ele apresenta uma abordagem bem prática (sem esquecer dos fundamentos doutrinários) sobre o trato entre o casal. Para baixa-lo clique aqui. http://www.editorafiel.com.br/fotos_produtos/pdfs/00037.PDF
3) “Antes de dizer sim” de Jaime Kemp (Editora Editora Mundo Cristão). Este livrinho é mais direcionado para realizar um curso de noivado (preparação para o casamento). A ideia é que o casal tenha dois livros (um para cada) e preencha sozinho as questões do livro. O ideal é que se tenha um mediador (discipulador) que confronte as respostas dos dois e os oriente, mas se não tiverem essa oportunidade, vale a pena realizarem entre os dois sozinhos. Este livro requer muita sinceridade, uma vez que tem perguntas bem difíceis e algumas até podem ser um pouco constrangedoras, mas importantes para o casamento. Este vale a pena deixar para uma fase mais perto do casamento, pelo tipo de questões que aborda em termos sexuais.
4) “La familia cristiana” de Larry Christiensen (Editora Betania). Este eu tenho em espanhol, mas nem sei se ainda se consegue porque o meu é bem antigo. Ele tem alguns pontos bastante interessantes e muito práticos da vida no lar. Acho que a versão em português é: A família do cristão... ou algo assim (procure no Google que talvez o acha).

Algumas pregações sobre casamento que vale a pena assisti-las no youtube:
1) Casamento, o principal ministério - Paul Washer: assista no youtube clicando aqui.
2) Paul Washer - Esposa Cristã (este é só um fragmento): assista no youtube clicando aqui
3) Paul Washer - Casamento e Imagem de Cristo (este é com legendas em espanhol): assista no youtube clicando aqui. 
4) Vida Familiar - Augusto Nicodemus Lopes: assista no youtube clicando aqui. 
5) Mark Driscoll - O Homem e o casamento: assista no youtube clicando aqui. 
 
Por fim, disponibilizamos alguns estudos do nosso blog (um meu e o outro a pregação do nosso caro irmão Kelson Mota Teixeira de Oliveira, que pregou no nosso casamento):
2) Casamento, bênção de Deus e aprendizado de amor cristão: http://base-biblica.blogspot.com.br/2011/04/casamento-bencao-de-deus-e-aprendizado.html

Bom, estes são todos os estudos que temos para sugerir. Que Deus abençoe todos vocês neste lindo caminhar da vida entre 3, isto é, você, ela/ele e o Senhor Jesus Cristo sempre no meio.
Em Cristo,
BBVC


Nenhum comentário:

Postar um comentário