quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A fonte de agua viva – Uma breve exposição de João 7.37

“No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.” João 7.37

Nesta passagem temos uma das expressões características do nosso Senhor Jesus. No Evangelho de João, o Senhor Jesus aparece em vários episódios identificando-se com alguns símbolos tais como: o pão da vida (Jo.6.35), a luz do mundo (Jo.8.12), a porta (Jo.10.7), o bom pastor (Jo.10.11), o caminho a verdade e a vida (Jo.14.6), entre outros. Na passagem citada acima, o Senhor Jesus se identifica com a água que acalma toda sede. Com esta expressão o Senhor Jesus também se dirige à mulher samaritana que estava tirando água do poço de Jacó, em João capítulo 4.

Se não conhecermos o contexto no qual o Senhor Jesus falou estas palavras, poderíamos achá-las um tanto estranhas. Imaginem hoje uma festa religiosa, por exemplo, uma festa de natal, e alguém se levanta, no meio da multidão, e pronuncia estas palavras. Não poderia parecer que a pessoa está fora de si falando algo assim nessa festa? Claro que hoje nós cristãos temos uma noção sobre o que o Senhor Jesus quis dizer quando disse que acalma toda sede. Podemos imaginar a falta de paz espiritual das pessoas como se fosse simbolicamente uma sede que só Jesus pode acalmar. E claro que isto é certo. Mas como, naquele contexto, as pessoas poderiam ter entendido isso? Vemos no mesmo capítulo que, quando o Senhor falou isso, muitos vieram a crer nEle como profeta e outros como messias (Jo.7.40-44). Mas o que tinha de especial estas palavras? Como as pessoas poderiam ter entendido a sua mensagem naquela hora? Será que esta expressão do Senhor foi totalmente fora de contexto com a festa que estava ocorrendo? Se assim fosse, ao invés das pessoas crerem nEle poderiam ter achado que estivesse louco. Mas não foi assim, vemos que as pessoas entenderam e alguns creram, enquanto que outros quiseram matá-lo. Para responder estes questionamentos precisamos entender o contexto das Escrituras. Isto é, como era a festa na qual o Senhor Jesus se encontrava quando falou isto.

Todo este episódio desenvolve-se no capítulo 7 de João. Vemos no início do capítulo que a festa que estava por acontecer, a qual Jesus mais tarde foi, era a festa dos Tabernáculos. Esta festa era comemorada pelos judeus por mandado do Senhor Deus através de Moisés. Na mesma se lembrava como os judeus andaram durante 40 anos pelo deserto, morando em tabernáculos, que eram pequenas barracas construídas de um tipo de palha. Todo o povo vinha para Jerusalém comemorar esta data. Na festa, havia vários rituais de comemoração. Dentre eles um que se insere no contexto das palavras de Jesus: o derramamento da água no templo. Este ritual consistia no seguinte: cada dia da festa, os levitas levavam água do tanque de Siloé ao templo, carregando em vasilhas de prata. Era uma grande procissão, com muitos levitas vestidos de branco cantando ao som das músicas e trombetas. Os levitas iam cantando os salmos 113-118, principalmente a frase do salmo 118.25-26: “Ó Senhor, salva, Te pedimos! Ó Senhor, nós te pedimos, envia-nos a prosperidade. Bendito aquele que vem em nome do Senhor”. Depois, quando chegavam ao altar, um coro repetia Isaias 12.3 e depois o sacerdote derramava a água na terra. Ainda, João destaca que era o último dia, o grande dia. Este dia era chamado pelos judeus como “o grande dia da Salvação”.

Então, vemos que o povo estava em uma festa onde se clamava a Deus pela salvação do deles, para que Deus os salvasse assim como tinha feito com seus pais no deserto milhares de anos antes. O eixo central da festa era a salvação de Israel e o texto de Isaias 12.3 que se recitava quando se derramava a água na terra frente ao altar dizia: “Vós, com alegria, tirareis água das fontes da salvação”.

Mas onde estava essa fonte da salvação da qual sairia água? Onde o povo beberia água de salvação? O povo cantava isto, e olhava para o ritual dos sacerdotes como um meio para beber dessas águas, mesmo quando saciados. Eles tinham sede de salvação, mas não achavam essa fonte que era recitada durante todos esses sete dias de festa. Eles proclamavam o grande dia da Salvação, mas isto não era realidade na vida deles. Nesse momento, o Senhor Jesus se coloca de pé e proclama: “Se alguém tiver sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”. Era claro, nesse momento, que o Senhor estava falando de salvação, de uma água viva, vivificante e não como aquela que proclamavam os fariseus. Ainda, o Senhor diz: “como dizem as Escrituras”. Aparentemente, Jesus estava se referindo a Isaias 55.1, no qual fala sobre dar de beber ao povo. Nesse texto diz: “Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai sem dinheiro e sem preço, vinho e leite”. O Senhor estava anunciando uma salvação gratuita, uma água da salvação que se pode beber sem preço. E ele estava afirmando que essa salvação provém dEle e não do ritual que os levitas estavam realizando. Através dessa salvação o Senhor nos encheria com o seu Espírito Santo (Jo.7.39).

É por isso que muitas pessoas creram nEle naquela hora, pois entenderam que a fonte de salvação era Ele. Eles entenderam que Jesus estava se referindo àquele ritual e ao texto que se recitava e entenderam que esses textos dos profetas se referiam ao messias, que era Ele. Porém, muitos outros se enfureceram e, ao invés de crerem nEle tentaram o matar. Hoje não é diferente. Essa salvação ainda é proclamada hoje por Jesus! Venham a Ele todos os que têm sede, pois ele é água viva para acalmar a nossa sede! Como disseram os apóstolos em Atos 4.12: “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”. Cada um de nós estará em algum dos dois lados, entre aqueles que o aceitaram como fonte de água viva e salvação, ou entre aqueles que o rejeitaram e quiseram se livrar dEle. De qual lado você está?

Toda glória a Ele.

Base Bíblica para a Vida Cristã

2 comentários: