sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A integridade de Jó (Jó cap.29)

Como já disse no post anterior, estou realizando umas meditações sobre o livro de Jó e vários aspectos deste livro tem me falado bastante. Nesta meditação quero destacar alguns pontos sobre a integridade de Jó.
Neste livro podemos ver que Deus se agradava da integridade de seu servo Jó (Jó.1.8 e 2.3). Mesmo com todo o sofrimento de Jó, com todas suas queixas diante de Deus pela injustiça do seu sofrimento, o Senhor não se desagradou de Jó. O Senhor entendia a dor de Jó, embora Ele quisesse ensinar a Jó uma grande lição: a ignorância de Jó diante de Deus e a grandeza de Deus ( veja capítulos 38 ao 41 e 42.1-6). O Senhor assinalou a Jó como um servo fiel.
Mas como era Jó para que Deus se agradasse dele? Quais eram suas características? Como ele se comportava? Gostaria de dividir o caráter de Jó em duas partes: 1) O caráter de Jó em relação a Deus e 2) O caráter de Jó em relação às pessoas. Claro que o segundo é um resultado do primeiro, mas acho importante vermos os dois aspectos, pois um é o aspecto espiritual e o outro é o resultado prático.
O caráter de Jó em relação a Deus
Podemos observar as seguintes características de Jó em relação a Deus:
1) Jó aceitava tanto o bem como o mal que viam da mão do Senhor, mesmo não entendendo o porquê. Ele cria que Deus é Soberano (Jó.1.21 e 2.10).
2) Ele tinha uma fé inabalável, crendo que Deus era perfeito no que fazia, como se vê no cap.1.22: “Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma”. Além de ter a sua esperança no Senhor, como diz no cap. 19.25-27: “Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos o verão, e não outros; de saudade me desfalece o coração dentro de mim.”
3) Ele buscava Deus para derramar suas lágrimas, e não seus amigos. Deus era seu consolo: “Os meus amigos zombam de mim, mas os meus olhos se desfazem em lágrimas diante de Deus” (Jó.16.20).
4) Embora Jó não entendesse o motivo ou pecado pelo qual ele estava sofrendo, e embora se achasse justo diante de Deus sem existir um motivo para estar padecendo, ele não negava a sua natureza pecaminosa e os “pecados da sua mocidade” (Jó.7.17-21; 19.23-26; 42.1-6).
5) El entendia que a sabedoria e o conhecimento não tinham nada a ver com o ser humano, mas com o temer ao Senhor (Jó.28.28).
6) Ele não blasfemava contra Deus, mesmo quando até a sua esposa o incitasse a isso (Jó 2.9-10).
7) Ele não adorava aos ídolos (Jó 31.26-27).

O caráter de Jó em relação aos homens
Já disse que estas características são o resultado de temer ao Senhor (Jó 28.28). Mas vejamos como se aplicava o temor de Jó a Deus na sua vida prática:
1) Ele intercedia diante de Deus por sua família e pelos “possíveis” pecados que seus filhos poderiam ter cometido (Jó.1.5).
2) Ele estava disposto a morrer se mantendo íntegro, verdadeiro e justo. Nada era suficientemente grande para ele mudar estas coisas (Jó 27.4-6).
3) Ele ensinava a muitos, fortalecia aos fracos, encorajava aos que estavam do seu lado (Jó.4.3).
4) Ele era reconhecido diante dos jovens e idosos como um homem íntegro e exemplar, isto é, ele era um bom testemunho (Jó 29.7-11).
5) Ele livrava e ajudava a pobres e órfãos (Jó 29.12; 31.16).
6) Ele confortava as viúvas e as alegrava (Jó.29.13; 31.16).
7) Ele guiava aos cegos e mancos (Jó 29.15).
8) Era pai dos necessitados (Jó 29.16).
9) Examinava tudo, especialmente as causas dos desconhecidos (Jó.29.16).
10) Aplicava justiça aos malvados (Jó 29.17).
11) Suas palavras eram sábias e todos as respeitavam (Jó.29.21-22).
12) Se alegrava e até ria ou sorria junto com os seus (Jó 29.24).
13) Ele dirigia o caminho dos seus como um chefe de família (Jó 29.25).
14) Ele tinha feito "aliança" com seus olhos, para não pecar olhando outras mulheres (Jó.31.1; 31.9).
15) Ele não seguia o seu próprio coração, não andava em falsidade, nem enganava às pessoas (Jó.31.5-7).
16) Ele respeitava o direito dos seus servos (Jó 31.13).
17) Ele não colocava a sua esperança nos bens materiais (Jó 31.24-25).
18) Ele não se alegrava com a desgraça dos seus inimigos (Jó 31.29-30).

Bom, este é um resumo das características de Jó. Minha oração diante do Senhor é para que possamos ter essa integridade que vemos em Jó e que estejamos preparados para sofrer assim como ele teve que sofrer. Que o Senhor Deus tenha misericórdia de nós e que pela graça de Jesus possamos estar em pé firmes nEle com os olhos em Cristo, o autor e consumador da Salvação. Somente nEle podemos viver como Jó, pois o princípio da sabedoria é o temor do Senhor (Jó 28.28).
Soli Deo Gloria
Alejandro Frank
Base Bíblica para a Vida Cristã

Um comentário:

  1. Olá graça e paz pra vc meu irmão, e o livro de Jó e muito interessante pra todos nós, aprender as características de Jó e fundamental para nós crescer na fé, no entendimento.

    ResponderExcluir