quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Sabedoria e temor do Senhor (Jó.28.28)

“E disse [Deus] ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e o apartar-se do mal é o entendimento” Jó.28.28

Hoje estive lendo o livro de Jó. Este texto tem sempre me chamado muita atenção e quis compartilhar uma breve meditação ao respeito, fazendo uma análise desta afirmação.
Se observarmos o comportamento da humanidade em nossos tempos, podemos ver que muito se fala a respeito de conhecimento, mas a sabedoria é mais vista como uma coisa dos antigos, de outras épocas, ou no mais de nossos avós e das pessoas idosas. Também vemos pessoas correndo desenfreadamente para coisas tolas. A vaidade, a cobiça, a destruição da família por meio de adultérios e interesses particulares, a auto-destruição dos jovens por meio da fornicação e das drogas, e assim poderíamos ver uma longa lista de coisas que preocupam à sociedade e, com certeza, também à Igreja.
No meio de toda essa loucura, poderíamos nos perguntar: Mas onde se achará sabedoria? E onde está o lugar do entendimento? Onde estão eles? Parece ser que o homem não conhece o valor dela, nem se acha ela na terra dos viventes. É isso o que o próprio Jó afirmou no seu discurso, no capítulo 28, versos 12-13. Os amigos de Jó falavam muito para ele sobre a sabedoria, mas Jó pergunta: onde se achará a sabedoria? Pois se observamos a terra não vemos a humanidade agindo assim. Mas a conclusão de Jó foi a correta: “Eis que o temor do Senhor é a sabedoria e o apartar-se do mal a inteligência” (Jó 28.28). Então, porque os homens não tem sabedoria? A resposta é: porque não tem temor do Senhor. Porque os homens não tem inteligência nas suas ações? A resposta é: porque não se apartam do mal.
Para ter sabedoria, o homem precisa começar a ter um temor santo do Deus criador de todas as coisas. Mas o que significa ter temor de Deus, o que isso envolve? Eis aqui uma breve lista de coisas que, pelo menos eu, no meu entendimento bíblico, considero que fazem parte do temer ao Senhor:
1) Ter consciência da santidade e da grandeza de Deus, lembrando que ele, além de ser amor, é fogo consumidor (He.12.28-29).
2) Ter consciência dos nossos pecados e de que não somos nada diante de Deus (Ro.7.1-25).
3) Ter consciência que um dia deveremos dar conta de tudo o que fizermos diante de Deus, sendo que ele já sabe todas as intenções do nosso coração e que, naquele dia, tudo o que estiver escondido diante dos homens será revelado e seremos julgados (1.Co.4.5).
4) Ter consciência que Cristo foi crucificado uma só vez por nós e que não será exposto à ignominia por aqueles que dizer ser seus servos (He.6.4-11).
Em primeiro lugar não podemos ter temor se não compreendermos de quem nós temos temor. Sempre se tem temor de algo, ou de alguém. Para termos temor de Deus, precisamos saber primeiro quem é Deus. Em segundo lugar, ter temor de alguém envolve também o motivo que me produz esse temor. Esse motivo tem a ver com meus pecados, com minhas ações que estão sendo vistas diante dEle. Isso nos leva ao terceiro ponto, que é saber que minhas ações serão julgadas diante do Deus verdadeiro, diante do Santo dos Santos, diante do justo Juiz. Isso deve nos encher de temor, por causa dos meus pecados e deve nos levar a viver corretamente, conforme a vontade de Deus. Mas, claro que alguém poderia dizer: não preciso ter temor porque Cristo morreu por mim. É verdade, concordo, mas eis aqui que entra o quarto ponto: Cristo não será exposto à ignomínia, quer dizer à vergonha. Nossas obras serão julgadas: se somos filhos de Deus, lavados pelo sangue de Cristo, justificados e redimidos pela graça de Jesus, então fomos criados para toda boa obra. A vida do cristão deve buscar essa sabedoria porque o cristão tem temor de Deus e temor de colocar ao seu Salvador à vergonha e zombaria do mundo. Hoje, em muitos casos, o mundo zomba de Cristo por haverem pessoas que dizem serem cristãos, mas não vivem sabiamente nem tem esse temor santo ao seu Deus!
Então irmãos, tenhamos temor do Senhor, avaliemos as nossas obras e ações para que elas sejam conforme aos padrões que Deus pede de seus filhos. Vivamos com justiça e retidão, sendo um testemunho de Cristo neste mundo. Somente assim é que viveremos sabiamente, porque a verdadeira sabedoria tem a ver com viver na prática do dia a dia de acordo com a vontade do Senhor. Lembrem que isso só vem a partir do temor que temos dEle.
“Servi ao SENHOR com temor e alegrai-vos nele com tremor” Salmo 2.11

Alejandro Frank
Base Bíblica para a Vida Cristã

3 comentários:

  1. ótimo comentário, usei esta passagem na minha monografia de direito

    ResponderExcluir
  2. A Paz do Senhor meu irmão. Estou usando grande parte dessa mensagem para ministrar um estudo em nossa igreja hoje. Estava BN pesquisando na Bíblia e em outras fontes e quando vi o seu esboço, constatei que era o que eu precisava pra ministrar hoje. Obrigado. Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor Jesus!!! 😇😇😇😇

    ResponderExcluir