terça-feira, 27 de setembro de 2011

Sermão do Monte XIX: A questão do Adultério e do Divórcio (Mateus 5.31-32)

Caros irmãos em Cristo,
neste novo post do Sermão do Monte trataremos um tema muito delicado e muito atual: adultério e divórcio. O que ensinou o Senhor Jesus a respeito? Um cristão pode se divorciar? Em que circunstâncias? O que acontece depois com a vida do divorciado? Pode casar novamente? Estas são algumas das perguntas que este post tenta abordar.
Esperamos que sirva para edificação da vida de nossos leitores.
Um grande e querido abraço,
em Cristo.
BBVC
Sermão do Monte XIX: A questão do divórcio e o adultério (Mateus 5.31-32)

2 comentários:

  1. Excelente artigo, Alejandro. Bem esclarecedor. Quanto aos casos de violência doméstica, creio que a vítima neste caso deveria se afastar por questão de segurança, mas não procurar se casar novamente. Se a parte agressora se divorciar por causa disso, que se divorcie.

    Uma questão com relação ao comentário do Kelson Oliveira na conclusão: ele disse que o adúltero divorciado pode casar novamente, desde que ele se arrependa e o cônjuge já tenha se casado. Faz sentido. Mas depois ele insinua que se o divorciado não for adúltero, então não tem motivo para casar novamente. Creio que ele quis dizer que não deve casar até que o outro cônjuge se case. Se não, fica estranho, o adúltero pode casar de novo e o não-adúltero não pode? Então seria melhor cometer adultério...O que você acha?

    ResponderExcluir
  2. Oi Erico, obrigado pelo teu comentário. Tem ajudado a melhorar o estudo e já atualizei para uma nova versão, deixando um pouco mais claro o final.
    Sobre a tua pergunta, na verdade, o texto do Kelson pode ter ficado um pouco fora do contexto da forma em que o coloquei (note que os corchetes do texto dele são explicações minhas para torná-lo mais claro, mas acabei tornando-o mais difícil de entender). Espero que nesta nova versão seja mais claro.
    O que o texto quer dizer é que em ambas as situações é possível casar de novo (um adúltero ou um divorciado sem justa causa). Isso eu tinha explicado no texto anterior àquela citação do Kelson:
    "Por outro lado, o que podemos dizer da parte que cometeu o adultério ou de quem se divorciou por outra causa que não seja o adultério? Pode esta casar novamente? A maior parte dos expositores reformados diz “sim” para ambos os casos".
    Mas o que quis enfatizar da pregação do Kelson é que há pessoas que estão buscando a oportunidade de se divorciar por qualquer motivo por quererem casar de novo. O texto do Kelson chama ao arrependimento a tais pessoas, para que busquem a direção de Deus.
    Em resumo, em todos os casos sempre o ponto de partida é o arrependimento.
    Espero que tenha ficado melhor, mas fica a vontade para fazer sugestões de maneira que fique bem clara esta questão tão importante!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir