quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Ensinando as Escrituras ao Povo de Deus – Breve meditação sobre Neemias 8.8-12

“Leram no livro, na Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia.” Neemias 8.8

Esta vez, ao invés de fazer um estudo em formato de artigo, quis simplesmente compartilhar uma breve reflexão sobre o texto de Neemias citado acima. Acho este texto bastante pertinente para o propósito do nosso blog.
No texto citado, podemos ver os sacerdotes de Israel ensinando ao povo de Israel a Palavra de Deus, a Lei de Deus que tinha sido dado a eles através de Moisés. O povo aprendiz era uma nova geração, pessoas que tinham morado por muitos anos como cativos na Babilônia e outros que tinham ficado em um Israel devastado. Este povo não tinha sido instruído na Palavra, e eis aqui o Senhor realizando um grande avivamento espiritual, levantando um povo sedento pela Palavra. Vejamos uma parte do que descreve que estava acontecendo nesse momento (Neemias 8.8-12):

“Leram no livro, na Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia.
Neemias, que era o governador, e Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que ensinavam todo o povo lhe disseram: Este dia é consagrado ao SENHOR, vosso Deus, pelo que não pranteeis, nem choreis. Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da Lei.
Disse-lhes mais: ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força.
Os levitas fizeram calar todo o povo, dizendo: Calai-vos, porque este dia é santo; e não estejais contristados.
Então, todo o povo se foi a comer, a beber, a enviar porções e a regozijar-se grandemente, porque tinham entendido as palavras que lhes foram explicadas.”

Alguns pontos que quero destacar deste texto:
1) Podemos ver aqui os sacerdotes ensinando a Palavra a um povo sedento por ouvir as instruções de Deus. Eles não fizeram pregações temáticas, não falavam de encorajamento, motivação, etc. Eles ensinavam o que estava escrito na Lei. Isto é, eles traziam esclarecimento sobre o que diz na Palavra, para que o povo aprendesse e o aplicasse nas suas vidas. Em síntese, vemos que eles faziam o que hoje nós denominamos “um estudo expositivo” das Escrituras, com um alvo claro: o entendimento das Escrituras, tal como também fizeram Lutero, Calvino e outros homens na época da reforma protestante.
2) O povo chorava escutando a Lei. Por quê? Porque a Lei falava do que aconteceria àqueles que fossem desobedientes a Deus e não cumprissem o que nela estava escrito. O povo estava escutando os mandamentos e sendo confrontado com seus pecados, tanto assim que vemos mais adiante, neste livro de Neemias, como o povo começa uma reforma e uma purificação das suas vidas.
3) O arrependimento do povo era visível, eles estavam chorando por seus pecados e queriam fazer a vontade do Senhor. E o que fizeram os sacerdotes? Carregaram eles com mais peso como os fariseus o faziam no tempo de Jesus? Fizeram que pagassem seus pecados com penitências? Não! Os sacerdotes confortaram o coração do povo fazendo-lhes ver que era o dia em que o Senhor tinha feito um avivamento espiritual para reconstruir Israel. Portanto, esse dia era um dia consagrado a Ele, no qual a alegria de Israel estava sendo restituída. Isto não significa que o povo fosse consolado e desencorajado a cumprir a Lei. Pelo contrário, o povo teve que purificar-se, corrigir seus erros e pecados e voltar a uma vida consagrada ao Senhor. Mas isto foi feito com alegria.
4) Finalmente, quero destacar a alegria do povo por terem entendido a Palavra do Senhor. Esta mesma alegria pôde-se observar em todas as épocas de avivamento espiritual na Igreja. Os apóstolos, os reformadores, os evangelistas, sempre buscaram trazer clareza sobre o que ensina a Palavra e aqueles que a ouviram, creram e a entenderam, tiveram grande gozo e alegria no coração!

Isto nos deixa um ensinamento para nossos dias. O Senhor é quem levanta um povo sedento pela sua Palavra, disposto a ficar um dia inteiro de pé escutando as instruções do Senhor. O Senhor também é quem levanta homens de fé, fieis a Ele, dispostos a ensinar as Escrituras ao povo. E eis aqui o dever desses homens: ensinar e trazer esclarecimento das escrituras àqueles que têm sede por ela e não a compreendem. Somente pela Palavra eles serão vivificados e é por isso que o trabalho da Igreja precisa estar direcionado a dar às pessoas uma base bíblica para suas vidas. Por este motivo, também nós temos buscado, através deste blog, publicar artigos que apresentem estudos da Bíblia, que expliquem o significado da mesma e que apresentem aplicações práticas nas vidas dos crentes.
Meu desejo é que possamos escutar e aprender a Palavra do Senhor e sentir aquilo que o povo sentiu quando diz: “Então, todo o povo se foi a comer, a beber, a enviar porções e a regozijar-se grandemente, porque tinham entendido as palavras que lhes foram explicadas” (Neemias 8.12).

Grande abraço, no amor de Cristo.

Alejandro G. Frank
Base Bíblica para a Vida Cristã

Nenhum comentário:

Postar um comentário