segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O processo de restauração no povo de Deus - meditação sobre o livro de Neemias

Caros irmãos em Cristo,
seguimos com uma série de meditações sobre o livro de Neemias.
Neste novo artigo apresentamos uma breve análise do processo de restauração do povo de Deus. Analisamos como aconteceu a restauração de Israel em tempos de Neemias, como Deus operou o despertamento no povo e como isso pode ser uma lição para nossos dias.
Esperamos que o material seja de proveito para a edificação da Igreja.
Um grande abraço,
em Cristo.

Restauração do povo de Deus (Ne.11-13)

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Ensinando as Escrituras ao Povo de Deus – Breve meditação sobre Neemias 8.8-12

“Leram no livro, na Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia.” Neemias 8.8

Esta vez, ao invés de fazer um estudo em formato de artigo, quis simplesmente compartilhar uma breve reflexão sobre o texto de Neemias citado acima. Acho este texto bastante pertinente para o propósito do nosso blog.
No texto citado, podemos ver os sacerdotes de Israel ensinando ao povo de Israel a Palavra de Deus, a Lei de Deus que tinha sido dado a eles através de Moisés. O povo aprendiz era uma nova geração, pessoas que tinham morado por muitos anos como cativos na Babilônia e outros que tinham ficado em um Israel devastado. Este povo não tinha sido instruído na Palavra, e eis aqui o Senhor realizando um grande avivamento espiritual, levantando um povo sedento pela Palavra. Vejamos uma parte do que descreve que estava acontecendo nesse momento (Neemias 8.8-12):

“Leram no livro, na Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia.
Neemias, que era o governador, e Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que ensinavam todo o povo lhe disseram: Este dia é consagrado ao SENHOR, vosso Deus, pelo que não pranteeis, nem choreis. Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da Lei.
Disse-lhes mais: ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força.
Os levitas fizeram calar todo o povo, dizendo: Calai-vos, porque este dia é santo; e não estejais contristados.
Então, todo o povo se foi a comer, a beber, a enviar porções e a regozijar-se grandemente, porque tinham entendido as palavras que lhes foram explicadas.”

Alguns pontos que quero destacar deste texto:
1) Podemos ver aqui os sacerdotes ensinando a Palavra a um povo sedento por ouvir as instruções de Deus. Eles não fizeram pregações temáticas, não falavam de encorajamento, motivação, etc. Eles ensinavam o que estava escrito na Lei. Isto é, eles traziam esclarecimento sobre o que diz na Palavra, para que o povo aprendesse e o aplicasse nas suas vidas. Em síntese, vemos que eles faziam o que hoje nós denominamos “um estudo expositivo” das Escrituras, com um alvo claro: o entendimento das Escrituras, tal como também fizeram Lutero, Calvino e outros homens na época da reforma protestante.
2) O povo chorava escutando a Lei. Por quê? Porque a Lei falava do que aconteceria àqueles que fossem desobedientes a Deus e não cumprissem o que nela estava escrito. O povo estava escutando os mandamentos e sendo confrontado com seus pecados, tanto assim que vemos mais adiante, neste livro de Neemias, como o povo começa uma reforma e uma purificação das suas vidas.
3) O arrependimento do povo era visível, eles estavam chorando por seus pecados e queriam fazer a vontade do Senhor. E o que fizeram os sacerdotes? Carregaram eles com mais peso como os fariseus o faziam no tempo de Jesus? Fizeram que pagassem seus pecados com penitências? Não! Os sacerdotes confortaram o coração do povo fazendo-lhes ver que era o dia em que o Senhor tinha feito um avivamento espiritual para reconstruir Israel. Portanto, esse dia era um dia consagrado a Ele, no qual a alegria de Israel estava sendo restituída. Isto não significa que o povo fosse consolado e desencorajado a cumprir a Lei. Pelo contrário, o povo teve que purificar-se, corrigir seus erros e pecados e voltar a uma vida consagrada ao Senhor. Mas isto foi feito com alegria.
4) Finalmente, quero destacar a alegria do povo por terem entendido a Palavra do Senhor. Esta mesma alegria pôde-se observar em todas as épocas de avivamento espiritual na Igreja. Os apóstolos, os reformadores, os evangelistas, sempre buscaram trazer clareza sobre o que ensina a Palavra e aqueles que a ouviram, creram e a entenderam, tiveram grande gozo e alegria no coração!

Isto nos deixa um ensinamento para nossos dias. O Senhor é quem levanta um povo sedento pela sua Palavra, disposto a ficar um dia inteiro de pé escutando as instruções do Senhor. O Senhor também é quem levanta homens de fé, fieis a Ele, dispostos a ensinar as Escrituras ao povo. E eis aqui o dever desses homens: ensinar e trazer esclarecimento das escrituras àqueles que têm sede por ela e não a compreendem. Somente pela Palavra eles serão vivificados e é por isso que o trabalho da Igreja precisa estar direcionado a dar às pessoas uma base bíblica para suas vidas. Por este motivo, também nós temos buscado, através deste blog, publicar artigos que apresentem estudos da Bíblia, que expliquem o significado da mesma e que apresentem aplicações práticas nas vidas dos crentes.
Meu desejo é que possamos escutar e aprender a Palavra do Senhor e sentir aquilo que o povo sentiu quando diz: “Então, todo o povo se foi a comer, a beber, a enviar porções e a regozijar-se grandemente, porque tinham entendido as palavras que lhes foram explicadas” (Neemias 8.12).

Grande abraço, no amor de Cristo.

Alejandro G. Frank
Base Bíblica para a Vida Cristã

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Estudo sobre a doutrina da justificação (exposição sobre Romanos 3.21-28)

Caros irmãos,
a seguir apresentamos um novo estudo, no qual realizamos uma exposição de Romanos 3.21-28 explicando o ensinamento sobre a doutrina da justificação. Esperamos que seja proveitoso para o crescimento espiritual de nossos leitores.
Um grande e querido abraço,
em Cristo
Base Bíblica


Estudo sobre a doutrina da justificaçao (Romanos 3.21-28)

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Características dos falsos mestres segundo a carta de Judas

Judas (irmão de Tiago, não o Judas Iscarionte que traiu Jesus) escreveu sua breve carta com o propósito de advertir aos irmãos sobre alguns falsos mestres que se introduziram na Igreja do Senhor. Se naqueles tempos já havia falsos mestres com interesses desleais dentro das igrejas, quanto mais hoje, sendo que o dia do Senhor se aproxima!
A seguir apresentamos uma breve revisão das características dos falsos mestres, conforme é descrito por Judas:
1) Se introduziram com dissimulação na igreja (v.4)
2) Transformam a graça do Senhor em libertinagem, não em liberdade (v.4)
3) Negam o senhorio e soberania de Cristo (v.4)
4) São insubmissos (v.8)
5) São difamadores (v.8,10)
6) Seguem seus próprios sonhos e alucinações (v.8)
7) Contaminam a carne com suas paixões (v.8)
8) Seguem a ganância (v.11)
9) São rebeldes, revoltados (v.11)
10) Se submergem nas confraternizações dos crentes dissimuladamente (v.12)
11) São levados de um lado para outro facilmente, sem convicções e sem uma postura definida (v.12)
12) Não possuem frutos do Espírito nas suas vidas (v.12)
13) Não possuem raízes, quer dizer, não estão arraigados na verdade (v.12)
14) São bravos (v.13)
14) São murmuradores e descontentes quando suas paixões não são alimentadas (v.16)
15) São bajuladores e arrogantes (v.16)
16) São escarnecedores e andam segundo suas paixões (v.19)
17) Provocam divisões (v.19)
18) Não têm o Espírito Santo (v.19), portanto, mesmo chamando-se de crentes, não o são realmente.

Devemos considerar seriamente o que as Escrituras mandam sobre disciplina na Igreja contra este tipo de pessoas, como disse o apóstolo João (2.Jo.10-11):
“Se alguém ver ter convosco e não traz esta doutrina [refere-se à doutrina apostólica, bíblica], não o recebais em casa, nem lhe deis as boas-vindas. Porquanto aquele que lhe dá boas-vindas faz-se cúmplice das suas obras más”.

Assim devemos repreender este tipo de pessoas com más intenções.

Concluindo, gostaríamos de ainda ressaltar a conclusão de Judas (v.24-25):
“Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória, ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém!”

O Senhor é poderoso de nos guardar desse tipo de pessoas e nos preservar para sermos apresentados fiéis diante dEle.
Soli Deo Gloria!

Base Bíblica para a Vida Cristã